sábado, 19 de abril de 2008

A Linha do tempo da imigração japonesa

A Linha do Tempo da Imigração Japonesa

Desde o início da imigração japonesa no Brasil, que tem como marco a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908, os imigrantes japoneses obtiveram muitas conquistas e vitórias, superando inúmeras dificuldades. Confira abaixo a Linha do Tempo da Imigração Japonesa, desde 1908 aos dias atuais.

18 de junho, 1908 Chegada do navio Kasato Maru, em Santos. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.

Fevereiro, 1911 Os primeiros lotes adquiridos por imigrantes japoneses, a partir do projeto de colonização Monções, localizavam-se na vizinhança da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à estação Cerqueira César.

Março, 1912 O Estado de São Paulo doa terras, na região de Iguape, onde famílias de imigrantes são assentadas, a partir do contrato de colonização firmado entre uma empresa japonesa e o governo paulista,.

Agosto, 1913 Chegam ao Brasil 107 imigrantes para trabalhar no garimpo, em Minas Gerais. Foram os únicos imigrantes japoneses da história a trabalharem com mineração.

Março, 1914 O governo estadual avisou à Companhia da Imigração que não mais subsidiaria a viagem de japoneses para o Brasil, já que a situação do Estado era desfavorável. Na época, o contingente de trabalhadores japoneses no Estado de São Paulo já estava por volta de 10 mil pessoas.

ADAPTAÇÃO CULTURAL


1932 Segundo dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo mostram que a comunidade nikkei, na época, era composta por 132.689 pessoas. A maior concentração de pessoas nas colônias situava-se ao longo da linha Noroeste da Companhia Paulista de Ferrovias. Desse total, 90% dedicava-se à agricultura.

1938 No ano antecedente ao início da II Guerra Mundial, o Governo Federal começou a restringir as atividades culturais e educacionais dos imigrantes. As comunidades oriundas dos países integrantes do Eixo Roma-Berlim-Tóquio começaram a sentir os sintomas do conflito.

1940 A circulação de todas as publicações em japonês é proibida. No ano seguinte, chegaram às últimas correspondências do Japão. Até o fim da guerra, os japoneses viveram um período de rigorosas restrições, inclusive com o confisco de seus bens.

1948 O primeiro nikkei a ocupar um cargo eletivo em uma capital é Yukishige Tamura, eleito vereador em São Paulo. O clima de paz e harmonia volta a reinar, aos poucos, nas relações entre descendentes japoneses e a sociedade brasileira.

1949 O comércio entre Brasil e Japão é promovido por meio de um acordo bilateral. O Governo Federal anunciou, um ano depois, a liberação dos bens confiscados dos imigrantes dos países do Eix0

1967 O casal imperial visita o Brasil pela primeira vez. Na recepção ao príncipe herdeiro Akihito e a princesa Michiko, a comunidade nikkei lota o estádio do Pacaembu, em São Paulo.

1973 Chega em Santos, São Paulo, o navio Nippon Maru, último a transportar imigrantes japoneses.

1978 A imigração japonesa no Brasil festeja 70 anos. O casal imperial Akihito e Michiko participou das festividades e, novamente, a comunidade lota o Pacaembu. No mesmo ano, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo - inaugura, em São Paulo, o Museu da Imigração Japonesa no Brasil.



1992 Com personagens descendentes de japoneses e abordando o fenômeno dekassegui, é lançado Sonhos Bloqueados, da professora Laura Hasegawa. é a primeira obra literária de ficção escrita por uma nikkei.

1995 Comemorou-se, neste ano, o centenário do tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. A princesa Norinomiya, filha de Akihito, já então imperador do Japão, veio prestigiar as festividades.

1997 A comunidade nikkei emociona-se mais uma vez com a visita do casal imperial japonês, que permaneceu no país por dez dias.

Fonte: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

10 comentários:

Believe. disse...

Prôôô!

Mais que legal que você tá sendo com agnt heein ^^
Colocando essas coisas importantes !

E tem gnt que ainda não acredita em você hahaha

Beijão Prô !!
E obrigada mais uma vez^^

Thais Fernandes 3ºE

Leonardo Fujisima Yada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Fujisima Yada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Fujisima Yada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Fujisima Yada disse...

Prof. Jorge, eu sou Leonardo Fujisima Yada, seu aluno do Mater Amabilis do 8RB.
O endereço do meu blog é:
www.geomater.blogspot.com

ReNaTo disse...

Professor sou o aluno do Mater Amabilis Renato Rachid Figueiredo
8ºRB Nº 30

Blog : http://canalgeografico-8rb.blogspot.com

Henrique disse...

Professor Jorge, eu sou seu aluno Henrique de Sousa Ferretti nº15, do Colégio Mater Amabilis, do 8ºRB.
O nome do meu blog é:

www.geografia8rb-henrique.blogspot.com

Anônimo disse...

prooooo
obrigada
esta ajudando bastante
beijoo
alik

Unknown disse...

Pro eu to com a matéria que saiu na veja !!..
Você chegou a ver?
Bom .. to estudando por ela e pelo seu blog..
brigadinhaa!!

bjOo Mariana 3ºD

Anônimo disse...

Prô!!!
Muito bom esse resuminho...
ajuda bastante!!!!

Não para de por coisa pra gente não...hahahah

BjO*

Ingrid Viana 3ºE