quarta-feira, 7 de maio de 2008

Como se formam e se movimentam os furacões?

Como se formam e se movimentam os furacões?
Furacões, como o Dean, que esta semana causou dezenas de mortes no Caribe, e colocou o México em estado de alerta, são tempestades tipicamente tropicais. A pesquisadora Ana Maria de Avila, da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que o fenômeno ocorre quando a temperatura da água do oceano está acima de 26ºC
"O calor e a umidade fornecidos pelas águas mais quentes dos oceanos tropicais e o movimento de rotação da Terra, fazem com que a tempestade comece a girar, reunindo forças para se tornar um furacão."
Ela ainda explica que, no hemisfério sul, os furacões giram no sentido horário. Já no hemisfério norte, a tempestade gira no sentido oposto. "Onde o furacão se forma, os ventos convergem de diversas direções e tendem a subir, dando origem à tempestade", explica a pesquisadora.
"As tempestades são dinâmicas e por isso se deslocam na atmosfera. Os furacões não são diferentes, deslocam-se sobre as águas mais aquecidas onde vão se alimentando com o calor latente de condensação, sua principal fonte de energia. Eles se deslocam por águas mais quentes, e, quando chegam ao continente ou a águas mais frias, se desfazem."
Foi o que aconteceu com o Dean. Ao chegar à península de Yucatán, no México, a tempestade - então classificada na categoria 5, a mais destruidora entre os furacões - perdeu forças e reduziu-se rapidamente à categoria 1.